Se por um lado um prêmio literário reconhece e traz prestígio para um escritor, por outro ele eleva as expectativas acerca do livro vencedor e pode influenciar na percepção que o leitor tem ao ler a obra. Foi o que aconteceu comigo ao ler “Frio o bastante para nevar”, romance da australiana Jessica Au.
A obra de Au venceu o Novel Prize em 2021, um prêmio bienal da Giramondo Publishing para um livro de ficção literária escrito em inglês por escritores publicados e não publicados em todo o mundo. O prêmio “reconhece trabalhos que exploram e expandem as possibilidades da forma e são inovadores e imaginativos em estilo”. O prêmio faz uma descrição ambiciosa sobre “Frio o bastante para nevar”, que não é nada mais do que um livro decente.
A história se passa nos poucos dias de uma viagem que uma jovem australiana faz para o Japão com a sua mãe, que é nascida em Hong Kong. Durante a passagem por esse país onde as duas se encontram como estrangeiras, a protagonista revisita memórias, lembra o seu passado, o de sua mãe e de outras personagens de papel relevante em sua vida.
Existe uma meditação sobre a maternidade. Não apenas porque a viagem foi feita entre uma mãe e uma filha, mas também porque a protagonista vive um momento da vida em que a decisão de ter ou não ter filhos se aproxima, e apesar dela ainda não ser mãe, já possui o convívio com dois sobrinhos, o que a deixa ainda mais pensativa.
A meditação sobre essas memórias acontece sem direção, que pode ser evidenciado também pela falta de capítulos do livro. Basicamente, “Frio o bastante para nevar” é composto por longos blocos de textos, sem nomeações. Para mim, uma forma cansativa e que de nada tem a ver com a descrição que o Novel Prize fez da obra.
Talvez eu tivesse gostado mais do livro se eu não tivesse iniciado a leitura com tanta expectativa, tanto pelo prêmio que ele ganhou, como também por ele ter me lembrado o filme “Aftersun”, que eu gostei muito. No entanto, como eu disse anteriormente, é apenas um livro decente.
“Frio o bastante para nevar”, Jessica Au:
Deixe um comentário